O pós-operatório da abdominoplastia

A abdominoplastia consiste em um procedimento cirúrgico que serve para remover o excesso de gordura e a flacidez do abdômen. Esse procedimento é indicado para pessoas que perderam muito peso ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram com a pele da barriga flácida. Continue a leitura para saber quanto tempo você precisa esperar para voltar a treinar e a importância disso.

 Para realizar esse procedimento, é preciso manter um acompanhamento médico, uma alimentação saudável e a prática frequente de exercícios físicos. Por isso, é comum que, após a abdominoplastia, as pessoas que estão acostumadas com essa rotina específica sintam falta do treino.

No entanto, o pós-operatório da abdominoplastia pode ser um tanto desconfortável e doloroso, fatores que podem ser amenizados com o uso de medicamentos prescritos pelo médico. Por isso, de forma geral, nos primeiros 7 e 10 dias após a cirurgia, é preciso ficar de repouso e evitar o esforço físico.

 Quando posso voltar a treinar após a abdominoplastia?

 Após a abdominoplastia, é comum que o médico oriente a paciente para que ela realize exercícios físicos leves para evitar algumas complicações que podem surgir devido ao repouso absoluto.

Contudo, cada corpo e organismo são diferentes e, consequentemente, possuem tempos diferentes de cicatrização. É preciso entender que não é porque o seu amigo fez a abdominoplastia e voltou a treinar em um tempo determinado que você também pode fazer isso. Afinal, o seu organismo é diferente do dele!

 Por isso, o tempo que você precisa esperar para voltar aos treinos depende totalmente de como está sendo a sua recuperação. Isso é o que torna o acompanhamento médico indispensável, afinal, o médico é responsável por avaliar suas condições clínicas e dizer quando você poderá voltar a treinar.

 Por que voltar a treinar?

A abdominoplastia não é um procedimento cirúrgico permanente, ou seja, caso você não continue cuidando da sua alimentação e praticando atividades físicas, seu corpo pode voltar a ser o que era antes. Por isso, é fundamental continuar praticando hábitos saudáveis!

 Quais exercícios praticar no pós-operatório da abdominoplastia?

Geralmente, o médico cirurgião indica às pacientes a prática de exercícios leves, como caminhadas na própria casa, por exemplo, caso a paciente não sinta dor ou desconforto. Esse exercício é eficaz para prevenir o surgimento de trombose e outras complicações que podem surgir devido ao repouso constante.

No entanto, para voltar a realizar exercícios físicos intensos, o ideal é fazer uma avaliação médica, com a análise da sua condição clínica, para que o médico possa dizer se você está apto para voltar a treinar. De forma geral, na hora de voltar a praticar exercícios físicos, comece aos poucos. Por exemplo: pratique exercícios leves e, com o passar do tempo, volte a praticar os mais intensos.

 Além disso, o ideal é que exercícios focados no abdômen sejam realizados somente após a cicatrização completa.

 Não se esqueça de que consultar seu médico antes de voltar à rotina normal é muito importante para evitar complicações. A sua cicatrização e o resultado do seu procedimento dependem totalmente dos seus cuidados durante o pré e o pós-operatório. Portanto, siga atentamente todas as orientações do seu médico especializado e consulte-o antes de voltar a praticar exercícios físicos ou antes de qualquer prática.